É a comunicação que leva a tudo o que fazemos: a maneira que nos comunicamos no trabalho para cumprir prazos e conseguirmos melhores resultados, com que nos comunicamos com amigos, familiares e parceiros na construção de relacionamentos e laços fortes.
Muitos problemas resultam da má comunicação. Nós não somos ensinados a nos comunicarmos corretamente e isso é algo que temos que aprender no convívio com as pessoas ao nosso redor.
Infelizmente, a menos que você tenha a sorte de ter um grande comunicador no seu círculo de convívio, muitas vezes acabamos incorporando maus hábitos de comunicação.
Uma das mais importantes competências na comunicação ainda é negligenciada pela maioria das pessoas.
Seja bom ouvinte
Isso mesmo. A maioria das pessoas não tem nem ideia de que ouvir é uma parte necessária do processo de comunicação, mas a verdade é que ouvir é uma parte indispensável à boa comunicação: não apenas nos ajuda a construir relacionamento com as outras pessoas, como também é uma forma de demonstrar respeito pelos outros.
Quando as pessoas se sentem respeitadas é muito fácil de construir longos e duradouros relacionamentos.
Pense em como é gratificante a sensação de alguém ouvir você atentamente e prestar realmente atenção naquilo que você está dizendo. Isso faz com que você se sinta valorizado e ajuda muito na comunicação.
As pessoas só querem ser ouvidas, por isso, ao ouvir atentamente você acaba construindo confiança no subconsciente da pessoa.
Todos adoram ouvir o próprio som de suas vozes, e todos adoram falar. Tanto que quando chega a sua hora de falar, todos parecem não estar ouvindo, muito menos se importando com nada.
Com isso, tendemos a nos sentirmos frustrados e sem valor. Ao não prestar atenção no que você tem a dizer a outra pessoa está simplesmente dizendo que não quer nem saber o que você tem a dizer.
O importante é trabalhar a escuta ativa: prestar atenção ao interlocutor e em seguida demonstrar sua compreensão de uma conversa, repetindo os postos-chaves em suas respostas.
No final do dia, as pessoas ó querem se sentir compreendidas.
Precisamos aprender a ouvir para melhorar nossas habilidades de comunicação.
Por que somos ouvintes ruins?
Uma razão de não sabermos ouvir é que pensamos em uma velocidade muito mais rápida do que falamos. Os estudos comprovam que falamos entre 120 e 150 palavras por minuto, mas pensamos a uma taxa de 600 a 800 palavras por minuto.
Isso significa que é muito fácil se distrair em nossos pensamentos quando as pessoas estão falando, porque nossas mentes trabalham muito mais rápido do que as nossas bocas.
Assim, ao invés de ouvir, podemos estar pensando em outras coisas, como o que vamos comer no jantar, qual o trajeto vamos fazer ao voltar para casa ou qual o programa do final de semana.
Precisamos estar cientes de quando isso acontecer para que possamos voltar a focar no que realmente importa, é o interlocutor do outro lado que está falando conosco.
Se você prestar atenção em empreendedores de sucesso todos sabem ouvir, porque isso é essencial nos negócios. Você não os vê divagando no meio da conversa, ou interrompem as pessoas no meio de suas falas. Isso porque eles desenvolveram o poder da escuta.
5 maneiras de melhorar as suas habilidades de comunicação
#1. Nunca fale junto com as pessoas
Isso demonstra uma verdadeira falta de respeito. Ao falar sobre alguém estamos basicamente afirmando que não nos importamos com o que elas estão dizendo e o que vamos falar é mais importante do que elas têm a dizer.
#2. Nunca termine a frase das outras pessoas
Muitas pessoas acreditam que estão sendo prestativas ao terminarem as frases das outras pessoas para elas.
Isso está completamente errado. Ao fazer isso você está desacreditando a outra pessoa porque está tentando tomar o controle da conversa.
#3. Parafraseie
Se você quer mostrar que realmente escutou o que uma pessoa estava dizendo, então parafraseá-la pode ser uma grande ferramenta.
Tudo que você tem que fazer é repetir de volta o que ela acabou de dizer antes de incluir seu próprio comentário. Aqui está um exemplo:
Então João, o que eu entendi é que os resultados são o objetivo número 1 pra você agora e precisamos encontrar algumas soluções rápidas para você, correto?
#4. Ouça ativamente
Concentre-se na escuta ativa ao invés da escuta passiva.
A diferença é que a escuta ativa significa que você dialoga e responde a pessoa com base naquilo que foi dito, enquanto a escuta passiva é simplesmente ouvir, sem participar da conversa com nenhuma resposta.
#5. Mantenha contato visual
Ao olhar o interlocutor nos olhos você está provando que está interessado no que ele está dizendo.
Esse pequeno gesto também vai mantê-los mais focados e menos distraídos.
Escute para ser ouvido
Se é dando que se recebe, a melhor maneira de garantir a atenção e interesse das pessoas é dando isso a elas primeiramente. Dedique-se a escutar de verdade o que as pessoas estão dizendo.
Além de ganhar a confiança e o respeito delas, elas se sentirão na obrigação de prestar a mesma atenção quando você for abrir a boca para dizer o que pensa.
Este artigo foi adaptado do original, “5 Ways to Improve Your Communication Skills” do Lifehack.
Apaixonado por marketing e branding digital, Enrico Cardoso é profissional de storytelling e acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias e cativando os consumidores com seus sonhos e pretensões.